Reunião de Câmara | 14.01.2019

Unidade Móvel de Saúde, mais do que uma nova viatura, médico em casa

PUBLICADO EM:10 de novembro

Castro Marim recebeu hoje uma nova Unidade Móvel de Saúde, Um investimento de 75 mil euros realizado pelo Município e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Programa Operacional (PO) CRESC Algarve 2020.

A primeira Unidade Móvel de Saúde nasceu em Alcoutim, pelas mãos do atual autarca de Castro Marim, Francisco Amaral, o mesmo que em 2014 implementou neste concelho a primeira UMS com médico.

Atualmente a UMS serve diariamente uma centena de povoações dispersas e isoladas no interior do concelho de Castro Marim, levando cuidados médicos ao domicílio de uma população mais vulnerável e frágil, promovendo um acompanhamento mais assíduo e próximo, com um maior tempo para a avaliação da situação clínica, permitindo integrar o doente na sua realidade habitacional, familiar e social.

A nova UMS de Castro Marim é fruto da candidatura «Unidades de Saúde Móveis de Proximidade», apresentada pela ARS em parceria com os municípios da região, com taxa de comparticipação de 80%.

“Este é um trabalho de importância ímpar, que é desenvolvido em articulação com a St. Casa da Misericórdia de Castro Marim e com os serviços de saúde locais. Representa também uma otimização de gastos, uma vez que muitas vezes são evitadas as idas e os internamentos hospitalares”, refere o médico e autarca Francisco Amaral, salientando o “trabalho único e afetuoso desenvolvido pelas médicas Helena Gonçalves, Isa Frazoa e Suzana Valsassina, que são sobejamente conhecidas e queridas pela população local”.