Presidente
Agenda

Facebook

Youtube

Dias Medievais em Castro Marim 2017 - Parte II

ver mais vídeos

flickr

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flirck onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

Ambiente e Serviços Urbanos


A área da Recolha de Resíduos Sólidos e Urbanos é das áreas funcionais que mais absorve recursos financeiros e humanos anualmente e visa essencialmente a melhoria contínua da qualidade ambiental e urbana dos centros urbanos de todas as localidades do concelho. Neste setor, o município procura a melhoria na eficiência, por forma a reduzir os custos que lhe estão associados e racionalizar os meios.

 

Nesta área há que fazer um grande investimento na renovação dos equipamentos de apoio, designadamente viaturas pesadas associadas a estes serviços e implementação de sistemas mais modernos de otimização de rotas e sistemas de recolha e ainda reduzir os custos através de um controlo mais apertado dos sólidos recolhidos, apostando na recolha seletiva, triagem e em sistemas de compostagem.

 

No que se refere à frente marítima da Praia de Alagoa, importará executar os projetos técnicos das obras de requalificação e valorização destes importantes eixos. Foi elaborado estudo conceptual por parte da Universidade Técnica de Lisboa para intervenção na Rua da Alagoa (Altura) e frente mar de Altura, que importa submeter a discussão pública e participativa, mas acima de tudo assegurar as fontes de financiamento que permitam a sua sustentabilidade.

 

A conclusão do intercetor de esgotos Junqueira / Monte Francisco / Castro Marim / Vila Real Santo António e entrada em funcionamento da ETAR de Vila Real de Santo António criou as condições para a execução do Plano da Área de Lazer e Parque Desportivo de Castro Marim. Encontra-se executada a ETAR’s de Odeleite pela empresa Águas do Algarve, havendo necessidade de reivindicar a construção da ETAR de Azinhal.

 

Acreditando na emergente publicação do Plano de Ordenamento da Barragem de Odeleite, instrumento enquadrador do conjunto de atividades a permitir na albufeira e sua envolvente, a Câmara Municipal deve assumir-se como um agente facilitador do investimento público e privado que ali se queira instalar.

 

Implementar e dinamizar as redes de ciclo e ecovias previstas, designadamente a EM 125-6 e conforme mencionado nas infraestruturas, já objeto de um projeto de execução.

 

No que se refere aos espaços verdes, a aposta passa pelo reforço de espaços verdes, jardins e áreas arborizadas, tornando o concelho cada vez mais verde e aprazível, mas acima de tudo ambientalmente mais eficientes, com menores consumos de água e produção de resíduos. Será levado a efeito um plano de reflorestação e replantação, em várias áreas urbanas, em especial Castro Marim e várias urbanizações de Altura, a fim de corrigir e substituir árvores desadequadas para os espaços a que estão confinadas.

 

   Câmara Municipal de Castro Marim       Algarve 21 - Programa Operacional       Qren - CCDR-A       União Europeia