Presidente
Agenda

Facebook

Youtube

Dias Medievais em Castro Marim 2017 - Artesãos e Exposição de Tortura

ver mais vídeos

flickr

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flirck onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

Cultura e Património Histórico Construído


Visando a valorização e o enriquecimento cultural do concelho, a Câmara Municipal aposta na dinamização dos equipamentos construídos, nomeadamente: Moinho das Pernadas, Casa de Odeleite, Biblioteca Municipal, Centro Multiusos do Azinhal, Castelo, Forte de São Sebastião, Revelim de Santo António e Centro Interpretativo do Território, promovendo a sua disponibilidade ao publico e a realização de atividades constantes.


Assente na necessidade de dinamização de atividades cultural e recreativas do interesse da população, o município assegura o programa de animação em curso, assente no princípio da gratuitidade e livre acesso, designadamente, as Festividades Religiosas, os serões de acordeão, o programa de viagens socioculturais, o festival de acordeão com a Escola de Acordeão, a Animação de Verão em Altura, as Noites do Revelim, as Feiras de Artesanato e Promoção dos Produtos Locais, os Concurso de Mastros e o Cinema.

 

Apoiar e dinamizar as atividades de educação cultural, nomeadamente, a Escola de Acordeão, a Universidade do Tempo Livre e a escola de música da Banda Musical, através de Contratos Programa com as associações, que visem o apoio as iniciativas no âmbito cultural desenvolvidas.

 

Como evento âncora para o dinamismo cultural e económico de Castro Marim, o Município pretende continuar a afirmar os Dias Medievais em Castro Marim, como grande evento de referência, promoção e notoriedade de Castro Marim, potenciando e incentivando ainda mais o envolvimento da comunidade local e alargar as suas áreas de intervenção.

 

No âmbito do Património Histórico Construído é estratégica a obra de consolidação e requalificação do Castelo de Castro Marim, em fase final de projeto de execução, que integra a instalação do Centro de Interpretação da Ordem de Cristo e o Centro de Artes e Ofícios, sujeito a garantia de cofinanciamento comunitário. O projeto do castelo para além de uma intervenção profunda intramuralhas, tem também uma intervenção significativa em toda a rede viária envolvente e consolidação profunda das muralhas exteriores.

 

Executar a última fase do processo de Revitalização do Forte de São Sebastião. Depois do processo da sua consolidação, nalgumas zonas com índices de derrube superiores a 80% importa agora executar a última fase deste arrojado projeto, através da criação de um espaço multifuncional capaz de acolher eventos de grande dimensão. Esta obra está dependente da garantia de cofinanciamento comunitário. Promover um Plano de Salvaguarda do Centro Histórico de Castro Marim.

 

A salvaguarda e conservação do património religioso concelhio também é uma preocupação, para o qual é necessário o apoio às Paróquias do concelho, sendo necessária, designadamente, a recuperação dos Altares da Igreja de Odeleite.

 

   Câmara Municipal de Castro Marim       Algarve 21 - Programa Operacional       Qren - CCDR-A       União Europeia