O Município pretende alargar o abastecimento de água e saneamento básico aos aglomerados que ainda não dispõem destes sistemas, tendo prevista a execução das obras da 1.º Fase do Sistema Central que engloba os seguintes aglomerados Murteira de Cima e Murteira de Baixo, Piçarral, Sentinela, Portela Alta de Cima, Portela Alta de Baixo, Quebradas, Choça Queimada, Casa Branca, Brenhosa e Corujos. Obra que no seu todo corresponde a um investimento de cerca de 5 Milhões de Euros (tendo uma candidatura apresentada ao Fundo de Coesão).
Neste âmbito, é também prioridade a execução das redes das zonas conexas à Junqueira (Montes Castelhanos, Casinhas, Cabeço da Junqueira) e também o reforço de abastecimento de água e tratamento de águas residuais de Rio Seco e área envolvente.
Nas restantes localidades ainda não abastecidas, para além dos projetos existentes, será necessário efetuar uma consulta aos munícipes, sobre as soluções que minimizem as dificuldades de abastecimento.
Em fase de projeto há ainda em desenvolvimento os projetos para o saneamento básico do Cerro do Enho, Campeiros, Vale de Andreu, Tanoeiro, Soalheiras, Ribeiro e Pisa Barro.
A 2.ª Fase do Sistema Central prevê a construção da rede de saneamento e abastecimento de água das localidades do Magoito, Alcaria da Arraia, Alta Mora, Nora, Monte da Estrada, Corte Pequena, Eira Verde, Alfarrobeira, Fernão Gil, Pernadeira, Funchosas, Cabaçinhos e Casas Novas, Corte Gago, Marroquil, Amendoeira e Cortelha. No entanto, dado o volume de investimento, a execução desta obra depende da garantia de fontes de cofinanciamento.