Presidente
Agenda

Facebook

Youtube

Dias Medievais em Castro Marim 2017 - Artesãos e Exposição de Tortura

ver mais vídeos

flickr

Fotos

Link para a página da Autarquia no Flirck onde são apresentadas e categorizadas as fotos referentes a iniciativas e eventos levados a cabo pela Autarquia.

Ver Fotografias

Desenvolvimento Económico


O desenvolvimento económico é uma área transversal a todos os seus sectores de atuação do município e depende de um conjunto de atores com intervenção no território.


Nesta área a estratégia passa por facilitar o investimento privado, administrativamente facilitado com a implementação do Balcão Único, reduzindo as entropias e o tempo de resposta à iniciativa privada, com serviços articulados com as Juntas de Freguesia onde se vier a justificar.

 

Assumir o Município como um agente facilitador junto da administração central, para o licenciamento de atividades empresariais.

 

A empresa municipal Novbaesuris em atividade, constitui-se como instrumento duma estratégia geral, mobilizadora de um leque de atividades que vão desde a gestão dos sistemas de abastecimento de água e saneamento básico, ao turismo, das atividades tradicionais como agricultura e artesanato às novas tecnologias, e constitui-se simultaneamente como estrutura incubadora de iniciativas que se propõe dinamizar e partilhar, com objetivos bem definidos no âmbito do desenvolvimento económico do concelho, da afirmação da marca Castro Marim e da criação de emprego sustentável.

 

Esta em curso a construção do Pólo Incubador de Empresas, em Castro Marim, e que se assumirá uma estrutura próxima de um Ninho de Empresas, promovendo a economia local e o empreendorismo.

 

Como incentivo é importante criar benefícios específicos ao nível dos tarifários da água, águas residuais e resíduos sólidos urbanos, para as empresas no concelho.

 

 

Desenvolvimento Rural e Saberes Tradicionais

 

O município pretende apoiar e dinamizar estratégias de valorização do território e dos saberes tradicionais, como é exemplo o salinicultura tradicional, através do projeto Casa do Sal em Castro Marim, em articulação com a dinamização da Salina Félix e futuro armazém do sal que visará o incremento da atividade.

 

É importante dar continuidade à atividade artesanal e a sua divulgação, através da promoção de Feiras e Mostras de Artesanato onde se possam enquadrar as artes e ofícios locais e regionais. Apoiar a certificação de produtos tradicionais, em especial, pugnar pela DOP Sal de Castro Marim, processo agora em curso e estimular a inovação na área dos produtos tradicionais, designadamente nos produtos agroalimentares.

 

Continuar a ser parceiro ativo, quer através da participação direta, quer através da Associação ODIANA, na obtenção de programas de apoio ao Desenvolvimento Rural, como seja o atual PRODER, gerido pela Associação Terras do Baixo Guadiana. Executar o projeto, já com financiamento aprovado, da refuncionalização do Mercado de Castro Marim.

 

No domínio do apoio aos setores primários da pesca e agricultura, o município pretende executar a obra de modernização do Mercado Municipal de Altura.

 

   Câmara Municipal de Castro Marim       Algarve 21 - Programa Operacional       Qren - CCDR-A       União Europeia